Do Japão para o mundo
Investimento e talento são alguns dos motivos do sucesso internacional da moda japonesa
Ana Carolina Lahr
Investimento e talento são alguns dos motivos do sucesso internacional da moda japonesa
Ana Carolina Lahr
Na década de 80, os japoneses assumidamente tomaram conta do mundo da moda através do pauperismo, um estilo que via a sensualidade na alma e não no corpo e que era capaz de representar a essência existencial através das roupas amplas, confortáveis e de fibras naturais. O toque preciso e delicado justifica a atração que a moda japonesa exerce em todo o mundo.
Mas foi o surgimento de designers japoneses com uma poderosa força criativa no fim do século 20 que criou uma nova dimensão para o modismo japonês. A atenção especial concedida à moda pelo governo – lá a atividade artística é patrocinada pelo Ministério da Economia – contribuiu de forma decisiva para que a produção do país tomasse proporções internacionais ao oferecer oportunidades de avanço tecnológico tanto na produção de tecidos quanto das próprias roupas.
A Bunka Fashion College é ainda hoje a única universidade de graduação em moda que oferece formação de criação e mercado no Japão, segundo a coordenadora da pós-graduação Sanae Kosugi. Seu objetivo é formar pessoas “autosuficientes” quanto ao desenho e criação, admite ela. Dentre as atribuições que conferem diferença ao ensino de Bunka, estão os mais de 200 concursos promovidos por ano para os criadores, dentre eles o Soen, “prêmio Nobel” da moda.
Sanae esteve no Brasil a convite do SPFW, que exibiu com exclusividade peças do acervo da Bunka Gakuen na exposição “Olhar Contemporâneo”.
Introduzindo a palestra do estilista Kenzo Takada - também formado no Bunka College - no Senac Santo Amaro, Sanae admitiu que incentiva seus alunos a ousarem durante o primeiro ano. “No primeiro ano você pode errar. Eu falo para eles errarem”.
A coordenadora encontra no nos japoneses outro motivo de adoração no mundo da moda: por ser a moda tão valorizada em seu país, os japoneses não economizam nas compras e isso faz deles além de bons criadores, bons consumidores.
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