24/06/2008

Customização -

“Torno o que poderia ser lixo em luxo, o que era morto em vida, tudo ao teu estilo, teu jeito harmonizado de ser. Você é a pessoa mais importante desse trabalho”.(frase retirada do site de Neto Angel)

A proposta do consultor de moda que faz trabalhos de customização é clara e tentadora. Deixar de “ser mais um consumidor” para se tornar a inspiração de uma criação é, certamente, um privilégio.

Produtos diferenciados e quase exclusivos é o que busca o novo nicho de consumidores. “Quem não consegue e não tem tempo de fazer e transformar vai à procura daquele que desenvolve esse trabalho”, explica Artemísia, “esse indivíduo está disposto a pagar caro pela exclusividade, pelo diferente”.

O mercado crescente contribui para a geração de renda de estudantes e profissionais da moda que iniciam um negócio nesse segmento. Em São Paulo, existem lugares específicos para customização de roupas onde o consumidor pode comprar uma peça da arara e montá-la do jeito que quiser, ou levar a própria peça para customizar.

A mania das Havaianas customizadas é outra prova de que a procura pela exclusividade é verdadeira. A idéia não foi lançada pela marca, mas é cada vez maior o número de lojas que oferecem o serviço. Baseada nesse sucesso, a marca Melissa montou um espaço onde as pessoas personalizavam suas sandálias com brilhos e acessórios durante os lançamentos das coleções da São Paulo Fashion Week de 2007. No mesmo evento, camisetas lisas da Hering ganharam aplicações, recortes e assessórios.

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